Sófocles


" Numerosas são as maravilhas da natureza, mas de todas a maior maravilha é o homem. Através do mar que começa a clarear, impelido pelo vento do sul, ele (o homem) avança e passa sob as vagas volumosas que rugem em torno dele. A divindade superior a todas as outras, a Gué imortal', inesgotável, ele consegue cansá-la com seus arados que, ano após ano, vão e voltam por cima dela, revolvendo-a com animais de raça eqüina.
E a tribo dos pássaros ligeiros, ele a apreende e captura; as hordas de animais selvagens e os seres marinhos do oceano, o homem inventivo apanha-os nas dobras das redes tecidas. Ele domina também, por meio de armadilhas, o animal agreste, montanhês; e, o cavalo de pescoço felpudo, o homem há de conduzi-lo sob o jugo que o mantém preso dos dois lados, fazendo o mesmo com o incansável touro das montanhas.

E a língua, e o pensamento alado e os costumes controlados, ele os aprendeu da mesma forma como soube fugir das investidas, em pleno ar, das penosas geadas e das chuvas importunas, pois que ele é fecundo em recursos; nada lhe falta absolutamente para qualquer instante do futuro que dele se aproxima; somente diante de Hades não encontrará ele meios de fugir; mas, apesar disto, ele imaginou um modo de curar as doenças contra as quais nada podia fazer para defender-se delas.
Dotado, em sua habilidade, de uma engenhosidade inesperada, ele pende ora para o mal, ora para o bem, confundindo as leis da terra e o direito que jurou pelos deuses observar, quando se acha à frente de uma cidade; ele se torna indigno de tal cargo quando pratica o mal em sua audácia. Não se assente em meu lar, não tenha nenhum pensamento comum comigo, aquele que age dessa maneira " (Antígona, I vv. 333-375).

Comments

  1. Aff... Eliana...

    Eu desejaria tanto concordar com Sófocles... mas, em minha experiência de vida, em minha perspectiva não tão poética, vejo muito mais sentido nas palavras de Smith à Morpheus no filme Matrix: "Eu gostaria de te contar uma revelação que eu tive durante o meu tempo aqui. Ela me ocorreu quando eu tentei classificar sua espécie e me dei conta de que vocês não são mamíferos. Todos os mamíferos do planeta instintivamente entram em equilíbrio com o meio ambiente. Mas os humanos não. Vocês vão para uma área e se multiplicam e se multiplicam, até que todos os recursos naturais sejam consumidos. A única forma de sobreviverem é indo para uma outra área. Há um outro organismo neste planeta que segue o mesmo padrão. Você sabe qual é? Um vírus. Os seres humanos são uma doença. Um câncer neste planeta. Vocês são uma praga. E nós somos a cura."

    Acho que estou de mau humor, rs, para variar... mas, realmente, vejo as coisas desta forma... rs

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O cão sem plumas